Desmitificando o universo cognitivo

*Marcelo Burattini | Gerente de Produto

 

No último texto, falamos sobre como é importante firmar alianças estratégicas aptas a promover um verdadeiro processo de Transformação Digital na empresa, de ponta a ponta. Já é um ótimo começo, mas há muitas outras coisas a saber. O universo Cognitivo é um território novo, começando a ser explorado, e é natural que ainda exista muita coisa a ser desmistificada. Por exemplo…

NÃO EXISTE MÁGICA

O objetivo de uma organização não é ser cognitiva, ou inteligente, ou qualquer outro adjetivo da moda. O objetivo é crescimento financeiro, o lucro. Isso é óbvio, mas muitas vezes perdemos de vista. Indo direto ao ponto: uma empresa sem boa “capacidade cognitiva” já não terá chances de sucesso financeiro de agora em diante.

Essa tal capacidade cognitiva, no entanto, não é um pacote que se compra no supermercado. Pessoas e empresas tradicionais se habituaram à ideia de que “o dinheiro compra tudo”: um sistema para isso, outro para aquilo, um software para um departamento, um aplicativo para outro, seguidas das dispendiosas, complexas e ineficientes integrações entre cada um destes produtos. A capacidade cognitiva de uma organização não é algo que se possa comprar, mas sim se adquirir, com os parceiros e ferramentas corretas. É como uma academia de ginástica: pagar a mensalidade não é o suficiente. Se você não treinar, nada acontece. Esse é um ponto de grande atenção para as grandes corporações, e uma ótima oportunidade para os pequenos e médios. Não existe mágica, mas o benefício será assustadoramente compensador.

EXPLOSÃO DE DADOS

O combustível que alimenta a capacidade cognitiva de uma empresa são os dados, principalmente os não estruturados. Dados estruturados já são relativamente bem aproveitados pelos modelos de gestão tradicionais – mas isso já faz parte do passado. Nos modelos disruptivos, a riqueza está na exploração dos dados não estruturados, cujo volume é exponencialmente maior. Então, quanto mais dados, das mais diversas fontes e tipos, melhor. De onde esses dados virão? Consumidores, redes sociais, aplicativos, sensores em equipamentos, ativos instrumentalizados, parceiros de negócio, fornecedores, órgãos de fiscalização e regulamentação pública, colaboradores e funcionários, câmeras, dispositivos móveis, imprensa, etc. Enfim, é uma explosão de dados chegando em um ritmo alucinante, 24 horas por dia, injetados diretamente na sua plataforma de IoT Cognitivo. Estes dados são o petróleo da nova era tecnológica, da nova economia. Quanto mais dados, mais rica a empresa será, desde que tenha capacidade de digerir tudo isso.

Você concorda? Discorda? Acrescente sua opinião nos comentários. Vamos conversar!

SOBRE A PARTNER IT

A Partner IT faz parte de um ecossistema de empresas de alta tecnologia, que abrange desde o estudo e o planejamento da infraestrutura tecnológica, arquitetura de dados, estratégias de armazenamento e backup, gestão de ativos empresariais e manutenção (EAM) e gestão de serviços de TI (ITSM), até a integração natural dos ambientes às inovadoras aplicações de Internet das Coisas (IoT) potencializadas por plataformas de  Computação Cognitiva.

 

Deixe um comentário