*Marcelo Burattini | Gerente de Produto
Uma vez que estabelecida a importância de começar as ações de transformação digital na sua empresa imediatamente, trago à memória do leitor exemplos que remetam à necessidade de reagir rapidamente diante de um cenário de mudanças.
Em agosto de 2016, a tarifa intermunicipal deixou de ser cobrada nos táxis em SP. Mais que isso, a bandeira dois passou a ser opcional, e a bandeirada chegou a cair até 33%. O usuário comum agradece aos aplicativos de smartphone, e os novos modelos de uso gerados por eles. A classe dos taxistas percebeu o movimento muito tarde, e reações tardias via de regra são as piores possíveis.
Tempos atrás, quando alguém perdia um filme no cinema, tinha que esperar a chegada da respectiva mídia (DVDs e/ou fitas de videocassete) às locadoras. Alguns títulos eram tão disputados que dava até briga. Hoje os apps disponibilizam o conteúdo para você, com melhor qualidade, em qualquer tela, onde e quando você quiser. Sem brigas. E nem precisa rebobinar a fita, uma exigência comum na época.
Para ir a um endereço desconhecido, era importante ter “guia” da cidade. No caso de São Paulo, era um livro enorme, um mapa dividido em coordenadas que ajudava a localizar uma determinada rua. Naquela época todos faziam malabarismos ao volante, revirando o famigerado guia. Aquilo não era, obviamente, a melhor solução. Mas será que o dono do negócio de guias percebeu isso, para reagir a tempo?
Fizemos nossos trabalhos escolares consultando a velha enciclopédia de papel. Informação estática, em todos os sentidos. Hoje os sites atualizam a informação num ritmo maior que o das próprias consultas, e com os dispositivos móveis levamos a informação para onde quisermos. O que aconteceu, em termos de valor, com as poderosas marcas de enciclopédia?
São muitos os exemplos de negócios e empresas que foram devastados, não pelas transformações tecnológicas, mas pela falta ou atraso na reação. Puxe pela memória, você certamente vai lembrar de outros. Alguém ainda acredita que só o seu negócio/empresa não será impactado pelas mudanças geradas pelos processos atuais de Transformação Digital? No jogo tecnológico atual, o pecado mais grave é a reação demorada. Quem age mais rápido leva toda vantagem.
A Partner IT faz parte de um ecossistema de empresas de alta tecnologia, que abrange desde o estudo e o planejamento da infraestrutura tecnológica, arquitetura de dados, estratégias de armazenamento e backup, gestão de ativos empresariais e manutenção (EAM) e gestão de serviços de TI (ITSM), até a integração natural dos ambientes às inovadoras aplicações de Internet das Coisas (IoT) potencializadas por plataformas de Computação Cognitiva.
Deixe um comentário