Estratégias para iniciar sua jornada digital.

*Marcelo Burattini

 

Fazendo uma analogia quase inevitável com o atletismo, a jornada digital de uma empresa está mais para uma corrida de fundo do que para uma de velocidade. Essa onda tecnológica deve permanecer por um bom tempo, em constante aperfeiçoamento. No entanto, vale lembrar que um maratonista campeão nunca ganha sozinho, mas sim amparado e suportado por excelentes técnicos, médicos, nutricionistas, cientistas. É o bom e velho trabalho em equipe. Sem esse apoio, o atleta pode até começar bem, mas pode cair morto 200 metros antes da linha de chegada.

No campo da jornada digital, é quase o mesmo. Recomendo fortemente que cada empresa eleja um verdadeiro parceiro estratégico para acompanhá-la ao longo do caminho. Esse parceiro é, para a empresa, o equivalente a equipe técnica do maratonista. Precisa ser uma instituição confiável, estabelecida, com boa reputação e alinhada em termos de valores. É o início de um longo relacionamento, e alguns cuidados devem ser tomados nessa fase.

Por exemplo, ressalto que algumas empresas têm se destacado na aplicação de conceitos de IoT – um expoente da Indústria 4.0 – candidatando-se assim a ser um destes parceiros estratégicos. Mas existe uma clara distinção nessa área: existe o IoT para aplicações pessoais/domésticas e o IoT profissional/industrial/de negócio. À primeira vista similares, mas de fato completamente diferentes entre si. É como se houvesse o IoT “pessoa física” e o IoT “pessoa jurídica”. O mesmo vale para a parte de inteligência artificial, existem aplicações caseiras e outras mais sofisticadas, para uso comercial.

No campo das aplicações profissionais, vejo a IBM em uma condição bastante privilegiada no mercado, ótima para apoiar jornadas de transformação digital profissionais, visando resultados de negócio. A IBM conta com forte expertise em diversos segmentos industriais, um ecossistema maduro e capacitado. São estes parceiros de negócio, como a Partner IT, os responsáveis pelo atendimento direto às empresas brasileiras.

A posição conquistada pela IBM neste cenário já era muito difícil de igualar, quando se fala em infraestrutura e Tecnologia da Informação (TI). Não bastasse tudo isso, a gigante criou uma plataforma denominada IBM Watson IoT, pronta para conectar quaisquer dispositivos entre si, e estes com os aplicativos que vão se aproveitar dos dados gerados. A massa de dados recebida, que tende a crescer exponencialmente com o tempo, só seria útil de fato se analisada por algoritmos cognitivos – e a IBM pode contar com o Watson para isso. Para o mercado, é fundamental ter o apoio de empresas desse porte, que suportem a evolução sustentável da Transformação Digital em cada empresa, cada uma no seu próprio ritmo. São premissas fundamentais para que cada negócio inicie seus processos de inovação, tendo boa visibilidade de que chegarão até a linha de chegada com tranquilidade.

Você concorda? Discorda? Acrescente sua opinião nos comentários. Vamos conversar!

 

SOBRE A PARTNER IT

A Partner IT faz parte de um ecossistema de empresas de alta tecnologia, que abrange desde o estudo e o planejamento da infraestrutura tecnológica, arquitetura de dados, estratégias de armazenamento e backup, gestão de ativos empresariais e manutenção (EAM) e gestão de serviços de TI (ITSM), até a integração natural dos ambientes às inovadoras aplicações de Internet das Coisas (IoT) potencializadas por plataformas de  Computação Cognitiva.

Deixe um comentário