Toda empresa busca lucratividade, mas quando se trata da indústria farmacêutica, o desafio é ainda maior, tendo em vista as características de um mercado altamente complexo e competitivo.
Isso porque existem diversas nuances envolvidas quando se trata da fabricação de medicamentos. Por exemplo, esse é um setor regido por normas e órgãos governamentais, como a ANVISA, CRF, OMS, que visam garantir excelência na produção das substâncias. Afinal, os produtos são voltados a tratar a saúde dos usuários de forma não ofensiva, o que obviamente exige um controle severo sobre a produção.
Dessa forma, os esforços para cumprir com as regularizações, somados a todas as demais obrigações comuns a qualquer empresa, evidenciam particularidades que tornam a indústria farmacêutica bastante distinta de outros ramos do mercado.
Contudo, como reduzir custos de produção em uma companhia com tantas especificidades, e nenhuma janela para erros?
A resposta é fazer com que os mesmos processos que já são realizados possam ser feitos de forma mais simples e efetiva, sem o comprometimento da qualidade. Para isso, as corporações têm movimentado seus investimentos rumo à inovação, aplicando soluções vindas da Indústria 4.0, como a tecnologia cognitiva, na prática de seus procedimentos.
Um exemplo de inovação em processos é a gestão e manutenção inteligente de ativos.
Nesse contexto, a Partner-IT oferta a solução IBM Maximo Application que oferece recursos sofisticados a fabricantes farmacêuticos que buscam exatidão e assertividade no controle de ativos.
O planejamento estratégico é condição crítica para manter a competitividade, ainda mais no campo farmacêutico, em que erros mínimos custam lotes de produção. Por isso, ter ciência da situação dos seus equipamentos é de extrema importância, tendo em vista que a empresa é responsável por garantir a qualidade do produto ao cliente.
Assim, uma estratégia de manutenção bem executada garante o constante fluxo de produção, contornando problemas com paralisação repentina de máquinas, baixa qualidade de itens finais, falta de padronização, etc.
O IBM Maximo intensifica os processos de gestão de ativos, proporcionando o suporte necessário para a construção de um plano estratégico a partir de uma visão analítica.
O sistema Maximo da IBM atua como um gerenciador de dispositivos operantes e inoperantes fundamentado em uma plataforma única que dispensa complexidade de uso.
Essa solução permite que o gestor responsável pelo controle de ativos verifique os dados objetivamente, receba notificações da situação de equipamentos, tenha visão de toda a sua infraestrutura física em tempo real por meio de um dashboard, entre outras facilidades.
Além disso, a solução identifica falhas técnicas de maneira preventiva. Desse modo, por meio do sistema de designação de tarefas, também presente na solução, o gestor comanda uma operação de reparo sem dificuldades, reduzindo gastos e tempo com inspeções periódicas e check-lists diários.
A Partner-IT trabalha com soluções tecnológicas que asseguram mais agilidade e inteligência para os negócios.
No campo da indústria farmacêutica, nossos especialistas garantem a implementação do IBM Maximo Application levando em conta a realidade e necessidade de cada negócio, seja em uma fábrica de medicamentos ou laboratório clínico.
Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!
Entrar em contato
Deixe um comentário