*Marcelo Burattini | Gerente de Produto
Por força do próprio ambiente econômico, já é possível notar diversos modelos de negócio se orientando à mesma direção e sentido da grande onda de Transformação Digital. Grande parte das empresas, no entanto, pode ter dificuldade em avaliar se tais mudanças significam verdadeiramente uma disrupção, ou se estão apenas dando continuidade à evolução de seus processos tradicionais. O maior risco que uma empresa pode correr, nessa fase, é acreditar que está verdadeiramente promovendo inovações em seus processos – mudanças estruturais necessárias à nova realidade econômica – se na verdade estiver meramente adaptando-se superficialmente. Enfim, o que se pode se esperar de uma verdadeira inovação cognitiva? Alguns efeitos podem ser notados, como nos exemplos abaixo.
Tradicionalmente, se atribui muito mais valor ao código – o componente “software“ – do que ao dado. A infraestrutura é vista como despesa, e por consequência os dados precisavam ser apurados, depurados, tratados com o máximo rigor. Na era da Indústria 4.0 e do IoT Cognitivo, o custo de armazenamento cai à medida em que a empresa consegue extrair valor justamente do maior volume de dados, e isso só acontece se essa amostragem for suficientemente grande e diversa, em termos de origem. Por consequência, ao passar pelo processo de Transformação Digital, uma empresa precisa de cada vez mais dados. O resultado dessa mudança de paradigma fará toda a diferença para o sucesso de um negócio.
Se uma organização está realmente promovendo disrupções em seus processos, ela conseguirá prever eventos de forma mais assertiva. Este é, sem dúvida, um dos maiores benefícios que o IoT Cognitivo pode trazer a um negócio. Imagine os benefícios que essa previsibilidade pode trazer se aplicada ao setor de manutenção, por exemplo. A inteligência artificial, ao tratar uma grande quantidade de informações, será capaz de INTERPRETAR estes dados, RECONHECER padrões inalcançáveis a olhos humanos, IDENTIFICAR tendências e, ao ANALISÁ-LOS corretamente, SUGERIR ações. Mais ainda, pode APRENDER com a experiência adquirida, e PREVER SITUAÇÕES que podem representar ganhos de valor inestimável, até mesmo evitando eventos catastróficos e perdas gigantescas, do ponto de vista financeiro, humano e/ou ambiental – entre outros.
Outra mudança esperada e que soa como música aos ouvidos do público consumidor: a empresa na era do IoT Cognitivo precisa estar muito atenta a seus clientes, conectando-os por diversos canais de atendimento. E usar recursos de inteligência artificial, como chat bots, para agilizar o atendimento. Eles são capazes de entender normalmente as expressões dos consumidores, responder com agilidade e precisão, reter conhecimento adquirido, aprendendo e se aperfeiçoando com o tempo. De fato, somente os atendimentos mais complexos serão passados para o atendimento humano. Os bots darão conta da enorme maioria dos chamados, deixando para os humanos o trabalho mais cerebral. Obviamente, por trás de tudo isso, todo o volume de dados gerado nos atendimentos vai alimentar a plataforma de IoT Cognitivo, gerando cada vez mais valor.
A Partner IT faz parte de um ecossistema de empresas de alta tecnologia, que abrange desde o estudo e o planejamento da infraestrutura tecnológica, arquitetura de dados, estratégias de armazenamento e backup, gestão de ativos empresariais e manutenção (EAM) e gestão de serviços de TI (ITSM), até a integração natural dos ambientes às inovadoras aplicações de Internet das Coisas (IoT) potencializadas por plataformas de Computação Cognitiva.
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