O SDS pode ser um forte aliado do armazenamento de dados corporativos, auxiliando as organizações a vencerem os desafios atuais de dados em larga escala, integração e flexibilidade, já que o chamado “armazenamento tradicional” não é sustentável o suficiente para superá-los.

A flexibilidade e o potencial de controlar os custos de armazenamento de cargas de trabalho específicas de uma forma dinâmica (seja internamente ou em nuvem pública ou privada) são questões importantes para os gestores de TI, e tornam o SDS um elemento fundamental em qualquer estratégia corporativa de gestão de informações.

 

1 – Controle centralizado e mais fácil

Através de uma interface consistente e eficiente os times de TI passam a ter uma forma de controle centralizado e de fácil operação, melhorando o gerenciamento de seus ambientes de armazenamento de dados. O controle orientado por políticas ajuda a colocar os dados no lugar certo, na hora certa, com o custo correto, automaticamente.

 

2 – Economia

Cada vez que uma organização compra armazenamento tradicional, ela paga pelo hardware e pelo software de gerenciamento proprietário associado. Ao fazer um único investimento em software para gerenciar todo o hardware de armazenamento, uma organização pode reduzir tanto o OpEx como o CapEx. Com a economia de escala que o SDS traz, é possível gerenciar muito mais dados do que antes, além de conseguir uma melhor utilização dos recursos.

 

3 – Escalabilidade praticamente ilimitada

Embora basicamente todas as soluções em armazenamento possam crescer, as ofertas de SDS podem colocar essa habilidade em outro patamar, tornando-as não apenas grandes e escaláveis, mas também geograficamente  dispersas e integráveis em ambientes em nuvem. Isso torna a infraestrutura de armazenamento dimensionável e gerenciável em um único sistema corporativo com alto desempenho e confiabilidade.

 

4 – Heterogeneidade e flexibilidade

Muitas ferramentas SDS gerenciam ambientes heterogêneos, removendo restrições de elementos tais como locais e tipos de dados, aplicativos ou tipos de armazenamento. As organizações podem usar uma combinação de hardware heterogêneo para atender às demandas em constante mudança. O SDS  traz flexibilidade, aproveitando soluções de armazenamento existentes (como SAN e NAS).

 

5 – Maior agilidade

As infraestruturas de armazenamento podem ser atualizadas rapidamente para acompanhar as demandas do negócio, diminuindo assim a necessidade de downtime, acelerando a implantação de mudanças e ajudando a reduzir o backlog dos times de TI das empresas.

 

Para saber mais sobre como SDS pode auxiliar empresas dos mais variados tamanhos e segmentos de mercado a lidarem de forma adequada e eficiente com o crescente volume de informações que precisam ser armazenadas, visite nosso site ou baixe nosso eBook.

 

Deixe um comentário